domingo, 27 de março de 2011

Situação atual do curso de Medicina de Jequié

Por Célio Oliveira

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, foi criado em 23 de dezembro de 2008 e iniciado em 17 de agosto do ano seguinte. Como a maioria dos cursos novos de instituições públicas, ele sofria de problemas estruturais e financeiros.
Vale registrar aqui um “muito obrigado” ao Centro Acadêmico do curso, bem como às duas primeiras turmas. Depois de manifestações, greve e muito empenho, os órgãos públicos olharam para nosso curso e viram que o apelo desses alunos precisava ser atendido.
Atualmente, as atividades regulares do curso encontram-se paralisadas. Os alunos das três primeiras turmas- são quatro turmas, incluindo os calouros- estão tendo aulas de aperfeiçoamento de assuntos dados. Enquanto isso, acontecem mudanças na grade curricular por uma consultora médica e experiente no assunto, aquisição de peças anatômicas e alterações no laboratório de anatomia. Foi destinado um espaço na biblioteca específico para alunos de Medicina. Um outro espaço no módulo de aulas também foi reservado para o curso e passa por reformas. A reitoria já foi informada da necessidade de aquisição de materiais, como cadeiras, mesas e instrumentos para o laboratório de habilidades.
Finalmente, o curso de Medicina de Jequié caminha a passos largos para a qualidade. É necessário, para isso, que a sociedade, os estudantes e professores lutem incessantemente, e o poder público se faça atuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário